27 de dezembro de 2009

Aldeia Mágica de Drave

Como já havia sido anunciado, o Clã realizou a sua fabulosa actividade de 4 dias na Aldeia Mágica de Drave.
No dia 19 ás 7h em ponto seguimos rumo á nossa aventura, que teve início em S. Pedro do sul, e mal sabíamos dos 20 longos km que nos aguardavam.
Ao longo do caminho deparamos nos com uma paisagem deslumbrante repleta de Montes, vales e pequenas aldeias onde o tempo parece ter parado recheadas de tradições e costumes que pensamos já há muito esquecidos.
Ao chegarmos a Drave deparamo-nos com uma aldeia belíssima e repleta de anos de história, instalamo-nos num curral que era bastante confortável á parte do frio que se fazia sentir.
Tivemos oportunidade que realizar alguns dos Percursos pedestres que ali existem, por esses percursos viemos a conhecer algumas aldeias circundantes como a de Regoufe.
De regresso a S. Pedro do Sul e com um tempo extremamente chuvoso pedimos abrigo aos bombeiros que não hesitaram em dar-nos toda a ajuda que necessitávamos, dai um muito obrigado a toda a corporação que foram bastante hospitaleiros.
Em s. Pedro do Sul, aproveitamos para fazer uma caminha até ás localidades próximas, para treinar técnicas de bushcraft, onde fizemos um pequeno abrigo natural.
No dia 22 pelas 17h apanhamos o expresso de regresso a casa, satisfeitos e felizes.

13 de dezembro de 2009

Natalão

Este sábado com votos de bom Natal e excelentes passagens d’ano, demos por concluído um período escotista.
E como é já tradição fizemos a nossa festa de natal, o Natalão.
Por volta das 15h00 da tarde reunimos nos no casal popular da Damaia e começamos os preparativos para a festa, decorando e organizando a comida e as prendas. Por volta das 16:30 já com tudo pronto abrimos as portas ao publico e lá começou a ramboia.
Para alem da nossa bela e tradicional mesa repleta de iguarias tínhamos á disposição um slide show com fotos de enumeras actividades realizadas ao longo dos anos, uma bela musica ambiente para as acompanhar e para os mais activos que queria aproveitar o imenso espaço do casal popular iam decorrendo umas pequenas futeboladas para quem quisesse participar ou simplesmente assistir. No final da festa houve a habitual troca de prendas, prendas estas que teriam que ser feitas por nós.(a Rita recebeu umas bolachas com a respectiva receita).
Estive presente o grupo todo desde o mais pequeno lobito até a chefia e como o natal é a festa das famílias estas também lá estiveram.
assim sendo clã então também se despede até ao natal com Drave a uma semana de se realizar.
Bom Natal a todos
Clã

29 de novembro de 2009

Drave

O clã da Ordem de Avis prepara se para uma grande actividade este inverno, o local escolhido foi Drave, pois é um ponto de referencia para para todos os Caminheiros, um sitio ao qual todos devem ir pelo menos uma vez.
as prospectivas para a actividade estão boas, conta mos com o clã todo presente, e quem sabe um bocadinho de neve (mas não muita para não ficarmos com muito frio hehe)
temos como objectivos realizar algumas cerimonias místicas significativas assim como alguma exploração das zonas circundantes como Regoufe e Covelo de Paivô, vamos também aproveitar esta actividade para aumentarmos ainda mais o espírito de clã fortalecendo assim a união entre clã.
Portanto dia 19 aqui vamos nós partindo á aventura pela aldeia magica da Drave

26 de novembro de 2009

TecniClã

Nos dias 7 e 8 de Novembro o Clã do 48, a fim de por em prática técnicas de pioneirismo e de cozinha selvagem, organizou o TécniClã.
O local escolhido foi o PNEC devido a sua localização e baixo custo.
O dia começou cedo para nós, pois apanhamos o ferry das 7:00 para a Trafaria.
estiveram presentes todos os elementos do clã. Rita Viegas, Miguel Monteiro e Edson nascimento,o nosso chefe de grupo Miguel Gonzalez também por lá apareceu para nos dar um par de maos extra.
Para por em pratica as nossas técnicas de pioneirismo, fizemos um abrigo elevado com cerca de 3 metros de altura, uma mesa suspensa por baixo do mesmo, bancos para a mesa, e um fogão elevado, isto tudo para alem de uma área dedicada ao convívio, com uma bela fogueira ao centro.(como vêem farta mo nos de trabalhar)
Para alem das construções idealizamos algumas ementas selvagem, como um belo e saboroso pão feito no nosso fogão natural, uns bifinhos grelhados na fogueira assim como umas castanhitas, chouriço e uma farinheira para a ceia.
Neste acampamento cozinhamos de forma realmente selvagem sem recurso a fogões campigaz ou a papel de alumínio.
O tempo esteve razoavelmente bom, a chuva vinha e ia mas nada de muito forte.
No final da actividade sentimos-nos bastante satisfeitos com o resultado final, fizemos um excelente trabalho, só não fizemos mais por falta de recursos materiais do parque
O Clã do 48 está ai e em força.

25 de outubro de 2009

Halloween

No próximo dia 31 de Outubro irá realizar-se na sede do grupo 48 um pequeno jantar de convívio aliado a boa musica e sessão de cinema, cujo o tema é o Halloween.
O ponto de encontro é na nossa sede por volta das 21:30h.

“A noite mais arrepiante do ano está a chegar, e uma noite de susto e terror na sede do 48 irá acontecer, preparem-se para arrepiar”

Estando desde já convidados a tribo exploradora e a Chefia e claro seus convidados

Canhotas
O Clã da ordem de Avis

18 de outubro de 2009

Jota Joti

Este fim-de-semana realizou-se mais um Jota-Joti.

Esta actividade visa juntar via rádio e Internet, escoteiros dos quatro cantos do mundo.

Com o objectivo de comemorar os 75 anos de escotismo em Sintra, o grupo 93 Convidou alguns grupos de escoteiros, tais como: 48, 23, 122, 189 e 40 assim como algumas Guias de Portugal, criando assim um pequeno encontro Escotista.
O ponto de encontro foi ás 9h horas no palácio da vila, onde se deu inicio a cerimonia de abertura do jota joti, estando presentes cerca de 700 escoteiros.
Além da tradicional actividade de comunicação via rádio e Internet, este fim-de-semana contou com diversos workshops e entrada livre em alguns dos monumentos da vila de Sintra, entre os Workshops disponíveis estavam, Rappel, Yoga, Hip Hop, Jardinagem, Parkour entre outros podemos Também visitar gratuitamente o palácio nacional, O centro de ciência viva, o Museu de Historia nacional de Forma nao gratuita mas com um desconto considerável a quinta da Regaleira, Monserrate entre outros podemos também jogar alguns jogos tradicionais, e as alcateias tiveram actividades lúdicas só para elas, como um autocarro recheado actividades em que os materiais utilizados eram todos materiais reutilizados
O clã Começou o dia participando numa aula de yoga onde pudemos relaxar e dar asas a muitas risadas, a seguir ao almoço passeamos pelo serra fomos até ao castelo dos mouros e fizemos um bocadinho de rappel no penedo da amizade para depois finalizarmos o dia na sede no 93 onde assistimos a um jogo de brutsball entre a alcateia do 93 e do 48.
O balanço da actividade foi positivo, apesar de acharmos que poderia ter existido mais interactividade entres as divisões dos diferentes grupos, neste caso entre Clãs.

11 de outubro de 2009

O Clã volta acção

No dia 3 de Outubro iniciou-se mais um ano escotista, e para o clã do 48 um ano recheado de novas expectativas para novos empreendimentos.
No dia de abertura reunimo-nos para a realização do Primeiro concelho de Clã, onde se definiu o plano para este período escotista, elegeu-se a nova equipa executiva, ouviram-se propostas para o uniclao e decidiu-se redobrar a força da mística de clã, com ideias para o regresso do Misticla.
Acolhemos também o regresso de um antigo elemento Miguel Casimiro ocupando imediatamente o lugar de guarda material, os restantes cargos, guia e secretario ficaram para a Rita Viegas e Edson Nascimento, respectivamente.
Foi também proposta e aprovada uma nova equipa para este período, equipa Ray Mears, com o objectivo de melhorar a técnica de campo dos nossos caminheiros (não que eles precisem está claro), a equipa já tem empreendimentos marcados entre os quais pelo menos um acampamento este período.
Como podemos concluir, o clã está de volta e mais forte que nunca, este será o ano em que vamos marcar pela positiva e vivermos o verdadeiro significado do caminheirismo.

26 de maio de 2009

Clã acampa em Sintra